quarta-feira, 28 de julho de 2010

Como preparar um Gestor da Qualidade

Vamos a nossa receita do dia:

Ingrediente principal:

Um profissional cru, porém maduro o suficiente para absorver bem os temperos e com capacidade para soltar um belo caldo depois do preparo. Convém que tenha formação universitária em administração, mas não é obrigatório. Engenharia ou alguma área de humanas deixarão um sabor diferenciado, dependendo da sua intenção escolha qualquer das versões.

No preparo de um gestor, a ordem dos ingredientes é importante. Alguns facilitarão a absorção dos outros e isso é fundamental para o resultado final. Atenção nessa fase, que deve ser executada com um pouco de paciência.

Utensílios:

Use um ambiente de trabalho rico em desafios como forma (todo mundo tem uma dessas…).

Preparo:

Acrescente um curso de interpretação da ISO 9001, o principal tempero do prato. Generosas porções de ferramentas da Qualidade (5S, PDCA, FMEA, Pareto, etc…) são ótimas para melhorar o sabor, mas podem ser colocadas aos poucos durante o preparo. O próximo ingrediente é a formação de Auditor Interno. Se além de interpretação da ISO 9001 você tiver colocado as da ISO 14001 e/ou SA 8000 pode por agora, ao invés desse ingrediente, uma formação de Auditor Interno em SGI para um prato mais elaborado.

Deixe marinando nesse tempero por um ou dois anos, virando sempre com a realização de auditorias internas. (não disse que era preciso paciência?).

Agora, com os outros temperos já bem absorvidos, é hora do Curso de Auditor Líder. Da mesma forma, pode ser só na ISO 9001 ou em SGI, conforme o caso.

Assim que terminar essa etapa, cozinhe em fogo baixo. Aos poucos as características adquiridas no preparo do prato vão se apresentando de maneira prática e não uniforme. Só não deixe ferver! O tempo de cozimento pode depender de muitos fatores, então você vai observando e saberá quando ele estiver no ponto. A partir daqui, um ou outro ingrediente a mais pode refinar o prato. Use a imaginação…

Um bom gestor não pode ser levado à geladeira nem pode esquentar demais, então mantenha a temperatura com motivação. Se você escolheu bem o ingrediente principal, vai ver que alguns já têm a sua própria.

Como acompanhamento, o ideal é uma equipe gerencial bem conscientizada e colaborativa, além de demais funcionários ao ponto formando uma massa o mais homogênea possível.

Agora é só saborear!

Mas cuidado que depois de bem preparado, vai ter muita gente querendo roubar seu prato!

Fonte: Qualiblog

terça-feira, 20 de julho de 2010

Apaixone-se

Filtro Solar - por Pedro Bial

Um texto cheio de excelentes conselhos e uma bela música!

Vale a pena!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ser líder é transformar pessoas

Uma característica própria de qualquer líder é a competência e a habilidade para administrar recursos, processos e pessoas, por meio de funções com mais autonomia e poder para decisões. O exercício do poder passa a caracterizar-se pela capacidade de ser, agir e pensar no lugar do outro. É a busca da empatia, em que o ser humano passa a ser entendido e aceito em sua totalidade.
O talento e a qualificação tornam-se os principais meios para o desenvolvimento de uma carreira profissional promissora. Para ser capaz de competir nas diferentes situações de mercado, exige-se dos líderes dedicação exclusiva à qualidade, à produtividade e à contínua flexibilidade para o atendimento das necessidades dos clientes, internos e externos.
Numa pesquisa feita pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) foram propostas 11 características para ser um líder e que fossem avaliadas pelos entrevistados em seu grau de importância:
1. exercer controle de resultados;
2. delegar responsabilidades;
3. conduzir planejamento;
4. motivar e inspirar pessoas;
5. criar visão de futuro;
6. alinhar as pessoas;
7. ser catalisador;
8. estimular novas lideranças;
9. ser mentor;
10. buscar relações com stakeholders;
11. ser símbolo unificador.
Enfim, a liderança parece ser responsável pelo sucesso de uma organização nos mais variados aspectos. Uma outra coisa interessante é que as principais pesquisas indicam que o salário deixou há tempos de ser o elemento mais forte para manter um funcionário numa empresa. Mais do que o valor a ser recebido no final do mês, o empregado quer em seu ambiente de trabalho a oportunidade de crescer e ter confiança em seu superior imediato. Um líder admirado é mais importante para evitar a rotatividade de empregados do que bons salários.

Formação de Multiplicadores

Esta semana capacitei multiplicadores dos prêmios MPE Brasil e Mulher de Negócios, em São Paulo, na Fundação Nacional da Qualidade.

A turma foi um seleto grupo que com certeza irão disseminar os conteitos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) pelo nosso país afora.

Parabéns e obrigada à todos pela oportunidade.

A turma toda com a instrutora Roberta Aquino ao centro

terça-feira, 6 de julho de 2010

O que é Qualidade?

Vocês já ouviram falar em QUALIDADE? Qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. Diversos fatores como: cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas, influenciam diretamente nesta definição.

O termo Qualidade vem do latim Qualitate, e é utilizado em situações bem distintas. Por exemplo, quando se fala da qualidade de vida das pessoas de um país ou região, quando se fala da qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, quando se fala da qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa.

No que diz respeito aos produtos e/ou serviços vendidos no mercado, há várias definições para qualidade: "conformidade com as exigências dos clientes", "relação custo/benefício", "adequação ao uso", "valor acrescentado, que produtos similares não possuem"; "fazer bem à primeira vez"; "produtos e/ou serviços com efetividade". Enfim, o termo é geralmente empregado para significar "Excelência" de um produto ou serviço.

Freqüentemente nos encontramos diante da palavra “QUALIDADE”, quando vamos a uma loja, a um restaurante, a um hospital ou qualquer estabelecimento comercial, a qualidade esta presente nos produtos e mesmo que inconscientemente exigimos, um grau de “QUALIDADE” nesses mesmos produtos.

Mas será que quando nós estamos do lado oposto, isto é, quando somos fornecedores de produtos ou serviços, praticamos a mesma “QUALIDADE” no fornecimento desses produtos, será que quando executamos nossas tarefas diárias, na empresa, em casa, na escola, no trânsito, a executamos com total “QUALIDADE”.

Então vejamos: você aceita que o Departamento de Recursos Humanos da empresa erre em 10% para menos em seu Hollerit, ou então você permitiria que as enfermeiras dos hospitais deixem cair no chão 10% de todas as crianças nascidas num determinado dia, e que nesse dia sua esposa esteja em trabalho de parto?

Será que praticamos “QUALIDADE” todos os dias? Será que executamos nossas tarefas profissionais na Empresa, com a certeza de que estamos transferindo um produto com “QUALIDADE” para a próxima fase do Processo Produtivo?

Caso nossa resposta seja NÃO, e tenho certeza que será, então nós devemos reavaliar nossos conceitos do que é “QUALIDADE”.

“QUALIDADE É ALGO QUE DESEJAMOS PARA NÓS, MAS ACIMA DE TUDO, É O QUE DEVEMOS PRATICAR TODOS OS DIAS”

(um texto de Aldo Planelles)