terça-feira, 31 de agosto de 2010

ERROS QUE O PROFISSIONAL DEVE EVITAR EM RELAÇÃO À SUA CARREIRA!

Se você tem consciência de que a sua carreira é um grande patrimônio, deve prestar atenção se não está cometendo um desses erros. Eles podem ser a diferença entre o sucesso e o insucesso de sua carreira ou de seu empreendimento.

1º Negligenciar a gestão da própria carreira.

É comum achar que gerenciar a carreira é algo que pode ser deixado para depois, mas isso é um grande equívoco. O ambiente está em constante mutação e a carreira deve acompanhar essa mudança. Por exemplo: se o que sabíamos há alguns anos atrás nos deixavam competitivos, talvez hoje seja insuficiente até mesmo para nos manter em um emprego, ou para conduzirmos um negócio. Os padrões, as normas e a forma de nos relacionar também estão constantemente se adaptando. É preciso estar sempre atento em relação à carreira, projetar e analisar cenários em busca de oportunidades que podem ser aproveitadas e de ameaças que devam ser minimizadas ou neutralizadas. Gerencie sempre a sua carreira com base em um plano.

2º Achar que a cabe a empresa a gestão da carreira de seus colaboradores.

É importante esclarecer logo de início, que não estou considerando que as empresas não devam ter um plano de carreira. Devem sim! É importante conhecer seus colaboradores, identificar seus pontos fortes e fracos, e saber se estão preparados para assumir novos desafios, ou se precisam desenvolver-se e em que aspectos. No entanto, o profissional precisa ter claro que cada um age de acordo com seus objetivos e prioridades: À empresa importa saber se o capital humano está preparado para atender às suas necessidades atuais e futuras, enquanto que ao profissional importa saber se está no rumo certo para uma carreira bem sucedida (que o satisfaça), ou o que falta para que isso ocorra.

3º Considerar que o dinheiro gasto com a própria carreira é despesa e não investimento.

Tudo que adquirimos para nos proporcionar melhorias futuras é investimento. Essas melhorias podem ser tangíveis como um salário mais elevado, uma renda futura, ou intangíveis, como: maior qualidade de vida, mais conforto, mais satisfação e segurança. É importante ressaltar que, os investimentos, principalmente, os de médio e longo prazo devem ser planejados, e estarem atrelados a um resultado futuro, e não simplesmente atender a um modismo. Lembre-se, além do dinheiro, você investe seu tempo e seu esforço.

4º Deixar a vida te levar.

É comum ver pessoas que só estão preocupadas apenas com o momento presente. Não tem planos, metas, prioridades, e acabam deixando suas vidas nas mãos de outros, só se dando conta do erro cometido quando são "descartadas". Muitos fazem isso por que é mais cômodo e se algo der errado, a culpa é sempre do "outro", no entanto, quando as coisas acontecem (uma demissão, falência, ou qualquer outro insucesso), do que adianta ficar se justificando, atribuindo a culpa aos outros, se a conseqüência vai recair em cima da própria pessoa. Cada um (adulto, é claro!), deve assumir a responsabilidade sobre a sua vida, pois é dele o maior interesse em torná-la bem sucedida.

5º Achar que já se conhece o suficiente.

O autoconhecimento é um processo contínuo e que não tem fim. Muitos acham que têm desempenho elevado, se relacionam bem com todos, mas não entendem o porque de nunca serem promovidos, das pessoas os deixam de lado, ou de estarem sempre envolvidos em conflitos. Se conhecer, é determinante para uma carreira bem sucedida!

Esses não são os únicos erros que podem prejudicar uma carreira, mas certamente fazem parte da lista dos mais importantes. É ingenuidade achar que as pessoas não cometem equívocos, mas se forem capaz de evitá-los, certamente terão mais êxito no âmbito profissional.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Criação da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ)


Está em processo de formação a Academia Brasileira da Qualidade (ABQ). A ABQ é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, constituída inicialmente na forma de uma rede social virtual, tendo como membros participantes pessoas experientes e de reconhecida competência profissional adquirida ao longo dos anos - nas universidades, nas empresas e em outras organizações privadas ou públicas - em atividades relacionadas à engenharia da qualidade, à gestão da qualidade e à excelência na gestão.
A administração da ABQ é realizada por um Colegiado eleito entre os membros da Academia, denominados Acadêmicos, de acordo com seu Regimento Interno.
A condição de membro da Academia é obtida somente por meio de indicação de um ou mais dos Acadêmicos, com aprovação dos outros Acadêmicos, de acordo com seu Regimento Interno.
A ABQ tem por missão contribuir para o desenvolvimento do conhecimento teórico e prático da engenharia da qualidade, da gestão da qualidade e da excelência na gestão, acompanhando a sua aplicação para trazer benefícios para todas as pessoas e organizações no Brasil. A Academia utiliza, para tanto, a liderança e a capacidade profissional de seus Acadêmicos, de modo individual ou coletivo. No desenvolvimento de suas atividades, a Academia procura essencialmente contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro, atuando também em colaboração com empresas, governos e outras organizações.
São Paulo, 20 de agosto de 2010.
Ariosto Farias Junior
Basilio V. Dagnino
Ettore Bresciani Filho
Evandro G. Lorentz
Fabio E. P. Braga
Francisco Paulo Uras
Iris Bento da Silva
João Mário Csillag
Marcio Migues
Vivaldo A. Russo

Ariosto Farias Junior
Instrutor, Examinador e Examinador Sênior do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), desde 1992 até 2009. Consultor em Gestão da Qualidade e Segurança da Informação. Membro do ABNT/CB 25. Líder da Delegação do Brasil em Comitês da ISO em diversas oportunidades.

Basilio V. Dagnino
http://lattes.cnpq.br/1048274532599555
ASQ Fellow. CQP & Fellow, CQI (Londres). Co-fundador do 1º curso de pósgraduação em Qualidade (UCP). Primeiro Gerente Técnico da FNQ (1991 a 1997). Juiz, examinador, instrutor e consultor de modelos de excelência do PNQ e outros prêmios.

Ettore Bresciani Filho
http://lattes.cnpq.br/9036318965526496
Engenheiro (ITA), Doutor (Escola Politécnica - USP). Professor Titular Aposentado (UNICAMP). Professor Responsável pelo Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP). Membro do CLE-UNICAMP. Membro da ASQ (desde 1974).

Evandro G. Lorentz
http://br.linkedin.com/in/elorentz
Engenheiro e Matemático (UFJF), Mestre (UFMG). ASQ Fellow, ASQ/CQE e CQA. Fundador e Primeiro Chair da International Member Unit (ASQ/IMU) brasileira. Consultor e Professor de Pós-Graduação em Cursos de
Especialização.

Fabio E. P. Braga
Engenheiro (Escola Politécnica – USP). Ex-vice-presidente de Engenharia e Qualidade da TRW do Brasil. Ex-Professor do Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP). Gerente de Relações Institucionais da SAE BRASIL. Membro da ASQ.

Francisco Paulo Uras
http://br.linkedin.com/pub/francisco-paulo-uras/23/b65/803
Engenheiro (Escola Politécnica - USP). ASQ Fellow, ASQ/CQE, CQA e CMQOE. Palestrante do PEC-FGV-SP. Membro do Comitê Critérios de Excelência e Instrutor dos Cursos da FNQ. Consultor para implantação do Modelo de Excelência da FNQ.

Iris Bento da Silva
http://lattes.cnpq.br/0648336163497567
Engenheiro (EESC-USP). Doutor (UNICAMP). Professor Doutor (UNICAMP), Professor do Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP), Professor da Pós-Graduação em Gestão (UNIMEP). Ex-Diretor Técnico do Sindiforja (ligado ao Sindipeças).

João Mário Csillag
http://lattes.cnpq.br/0051191602390447
Engenheiro (ITA), Mestre e Doutor em Administração de Empresas (EAESPFGV), Professor Titular e Ex-Chefe do Depto. de Produção, Logística e Operações Empresariais da EAESP-FGV. Juiz do PNQ. Autor do livro “Análise do Valor” - Editora Atlas.

Marcio Migues
Engenheiro, Pós-graduado, especialista em qualidade, atuou na Volkswagen e atual Diretor de Qualidade Mercosul na Renault. Presidente do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). Coordenou por 12 anos cursos de pós-graduação de qualidade e produtividade.

Vivaldo A. Russo
Engenheiro (UNICAMP). Presidente de Hydraulics Business da América do Sul da EATON. Professor do Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP). Membro e ex-Diretor da SAE BRASIL.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Conheça os segredos da mente campeã

O que faz atletas com características físicas e condições de treinamento semelhantes apresentarem desempenhos diferentes?
O que faz com que atletas favoritos não consigam atingir seu auge em Jogos Olímpicos (lembra dos brasileiros em Pequim?) ou competições importantes?
O que faz alguém conseguir suportar um Ironman, um Ultraman ou um Deca-Ironman?
Para responder essas perguntas, o PhD Stephen Long conduziu uma pesquisa de mais de 20 anos com vários atletas e equipes de elite mundial em diversos esportes diferentes, entre eles grandes campeões olímpicos. O resultado dessa pesquisa foi transformado em seu livro espetacular, LEVEL SIX PERFORMANCE.
O Doutor Long descobriu que a alta performance dos atletas exigia o equilíbrio entre três pontos: 1) Inteligência para aproveitar seu potencial; 2) Conhecimento sobre seu corpo e seu esporte; 3) Uma forma peculiar de pensamento sobre sua vida no esporte. Perceba que ele sequer menciona a condição física, pois esse é um PRESSUPOSTO do atleta.
Sua pesquisa mostrou que somente 2% dos atletas (amadores e profissionais) conseguiam atingir o nível máximo de performance, o Nível Seis. Todos esses atletas tinham algo em comum: a forma de pensar e encarar o esporte, tanto na preparação para as competições, quanto durante as competições. Esses pensamentos geram hábitos e habilidades não encontradas em outros atletas na pesquisa.
Essa forma de pensar foi sumarizada em 11 princípios simples, que podem fazer muita diferença em sua performance:
1. Aprendizado sobre ignorância: atletas de ponta não se lamentam com problemas ocorridos durante treinos e competições. Aprenda com a diferença entre o esperado e o ocorrido;
2. Simplicidade sobre complexidade: mantenha as coisas simples, não tente implementar fórmulas mirabolantes de alimentação, treinamento, descanso. Além de aumentar o risco de alguma coisa sair errada, coisas complexas costumam tomar tempo e gerar stress.
3. Proficiência sobre incompetência: atletas de alto desempenho NUNCA estão satisfeito com sua performance, pois sabem que podem melhorar. Além disso, essa é a principal motivação para manter um nível de excelência.
4. Excelência sobre mediocridade: mantenha as coisas simples, mas faça da melhor forma possível. Em alguns esportes os atletas de primeira linha conseguem criar suas próprias técnicas, como na natação, mas só a utilizam quando estão excelentes, independentes da visão tradicional e seguros.
5. Processo sobre resultado: esse princípio se resume em uma frase: gostar mais de treinar do que de competir. Imagine os treinos para o Ironman, ninguém vai te dar uma medalha e não haverá pessoas gritando nos seus treinos longos de 6horas de bicicleta no domingo de manhã. A paixão pelo processo para se atingir a performance é fundamental.As chances de sucesso são mínimas se não há prazer.
6. Progresso sobre deterioração: os grandes atletas sabem quando competir, não são afoitos para participar de tudo, pois sabem que isso pode minar seu desempenho. A mesma idéia se aplica aos treinos, não adianta transformar todos os treinos em pequenas competições contra seus colegas, você estará se deteriorando, especialmente no triathlon.
7. Decisão sobre vacilo: campeões em vários esportes são determinados, eles não acordam ás 05:00 e ficam pensando se devem treinar ou não, eles levantam e treinam. Neste ponto, basta fazer o que tem que ser feito. Já aconteceu de você acordar de manhã e vacilar sobre o treino? Aí você decide treinar no final da tarde, mas acontece alguma coisa…
8. Equilíbrio sobre extremismo: grandes atletas não são radicais, eles conseguem equilibrar outros prazeres com o esporte. A chave aqui é o equilíbrio. Você não precisa comer uma torta de chocolate todos os dias, mas você pode comer alguns pedaços esporadicamente, de acordo com seu programa de treinamento. Long afirma no livro que todos os atletas que seguem uma base extremista acabam se sentido frustrados e pouco recompensados.
9. Eficiência sobre desperdício: sempre questione COMO você está fazendo para obter melhores resultados. Isso é especialmente sensível na natação. Onde a técnica representa muito mais do que seu preparo físico. Atletas de longa distância sabem que eles precisam ser eficientes.
10. Confiança sobre a dúvida: os maiores campeões olímpicos já falharam algum dia, mas não desistiram por causa disso. Não faça um dia ruim se tornar uma vida ruim, esteja sempre confiante.
11. Humildade sobre arrogância: todos conhecem o velocista americano Tyson Gay. Alguns meses antes das Olimpíadas de Pequim, Tyson se auto-proclamava imbatível. Ele sequer chegou á final dos 100m livres.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Lições muito Simples

(Professor Fábio de Biazzi)

Comportamento Organizacional - INSPER-IBMEC São Paulo

Observações e Sugestões extraídas da obra de Richard A. Moran:

"Never confuse a meo with reality and other business lessons too simple not to know"

  • Sempre saiba quem é o seu cliente, não importa qual o seu trabalho;
  • Trate a todos na organização com respeito e dignidade, seja o pessoal da limpeza ou o presidente;
  • Nunca baixe a guarda próximo a superiores;
  • Simplifique, não complique (especialmente processos, procedimentos e políticas);
  • Nunca leve um problema para o seu chefe sem uma solução. Você é pago para pensar, não para se lamentar;
  • Saiba que sapatos usar e mantenha-os em muito bom estado;
  • Não prometa o que você não pode entregar;
  • Nunca perca prazos, nunca;
  • Não chegue atrasado em reuniões. Caso esteja atrasado, não faça um grande escândalo, apenas peça desculpas;
  • Quando esperar por uma reunião ou alguém, não fique sentado;
  • Quando ouvir a palavra reestruturação, prepare seu resumé;
  • Faça alguma coisa boa rapidamente em seu novo emprego;
  • Lembre-se que o propósito do negócio é fazer e vender coisas. Quanto mais próximo você estiver dessas atividades melhor;
  • Participe das festas da empresa;
  • Não fique bêbado nas festas da empresa;
  • Retorne suas chamadas em 24 horas. Nunca deixe qualquer uma sem resposta;
  • Desenvolva uma alta tolerância para a ambiguidade, você será mais feliz;
  • Guarde escova e pasta de dente na sua gaveta e use-as após o almoço;
  • Relacionamentos mudam. Aqueles que foram seus aliados um dia podem se transformar em seus inimigos. Perceba quem é quem.
  • Mantenha sua mesa limpa, você pensará melhor;
  • Não ganhe uma reputação de ser um carreirista ou político. ganhe uma reputação de fazer o que é certo;
  • Longas horas não significam nada: o que contam são os resultados, não os esforços;
  • Aprenda a definição de outsourcing e descubra se você ou sua área não são um possível alvo;
  • Nunca diga em sua vida, "isto não é minha tarefa";
  • Se você está em um trabalho em grupo, tenha certeza que pode confiar no todo mundo antes de dizer o que pensa;
  • Não beba no almoço, a menos que você não pretenda retornar ao trabalho;
  • Se você não sabe uma resposta, apenas admita que não sabe;
  • Uma pessoa que passa todo o seu tempo no seu trabalho não é um trabalhador esforçado, mas apenas um chato;
  • Se você está preocupado com seu emprego, você provavelmente deveria ficar;
  • Se todos estão dizendo para você se preocupar com seu emprego, você provavelmente deveria se preocupar;
  • Reconheça a contribuição dos outros e retorne em dobro;
  • Ser bom é importante, ser confiável é essencial;
  • Sempre consiga um título e salários suficientemente bons quando for para uma nova empresa: promessas são sempre exageradas;
  • Nunca vá a mais de 2 reuniões por dia, ou você nunca irá conseguir fazer nada;
  • Suas recomendações finais nuca devem ser uma surpresa para o cliente, para o grupo de trabalho e principalmente para o seu chefe;
  • Nunca corrija um colega na frente de cliente ou qualquer um;
  • Nunca seja o último a sair de uma empresa que vai ladeira abaixo: seu valor de mercado cai a cada dia a mais que você fica;
  • Coopere com os consultores: as dicas deles podem mudar a sua vida;
  • Não namore ou tenha casos com colegas de trabalho;
  • Não diga às pessoas que as ideias delas são ruins, a menos que você tenha uma melhor;
  • Nunca subestime a capacidade das pessoas de interpretarem de forma estranha aquilo que você escreve, diz ou faz;
  • Você nunca vai se arrepender em passar tempo demais com suas crianças;
  • Credibilidade é tão importante quanto competência e mais importante que afinidade;
  • As pessoas mais bem sucedidas nos negócios são também as mais interessantes;
  • Permaneça em um projeto ou emprego o bastante para aprender e fazer uma contribuição significativa;
  • Avaliação de desempenho é algo que acontece todo dia;
  • Esforce-se para ser conhecido como: quem faz acontecer, quem desenvolve as pessoas, quem toma decisões;
  • Estar no lugar certo na hora certa nunca é um acidente;
  • Nunca peça desculpas por uma ideia que não fincionou, mas sempre admita um erro;
  • Seja leal a sua carreira, seus interesse e a você mesmo (seus valores).