segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Aniversário


Olá pessoal!

Gostaria de compartilhar com vocês, neste mês de janeiro, fizemos 2 anos de existência, a RA CONSULTORIA e seu BLOG!

É um momento de comemorar e de agradecer aos amigos, colegas, clientes, seguidores, família, entre outros!

Parabéns à todos nós, entusiastas da QUALIDADE!

Abraços
Roberta Aquino

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A empresa e o avião

Analogia entre a empresa e o avião, consiste que ambos estejam em controle constante, de outra forma a tragédia será inevitável.

No avião os controles tem que estar sempre a disposição em qualquer hora que for necessário, com a funcionalidade confiável e no tempo hábil. O mesmo ocorre com a empresa.

A função do comandante do avião e de sua tripulação é seguir regras rígidas de procedimentos para que os objetivos definidos sejam atendidos sem nenhuma anormalidade, ou seja, o passageiro chegue ao destino são e salvo.

A função do dirigente da empresa e de seus funcionários é seguir regras rígidas de procedimentos para que os objetivos definidos sejam atendidos sem nenhuma anormalidade, ou seja, o cliente receba seu produto na data e em conformidade acordada.

O Comandante tem a sua disposição o painel de controle com todos os indicadores para controlar e tomar as decisões que melhor lhe convém. O Dirigente tem a sua disposição um sistema de gestão com todos os indicadores para controlar e tomar as decisões que melhor lhe convém. Tanto o painel de controle quanto o sistema gestão, são indicadores desde que sejam alimentados de informações.

O sucesso do vôo está em uma boa checagem dos indicadores, através do check list como por exemplo:

  • Pré partida;
  • Partida dos motores;
  • Pré taxi;
  • Pré decolagem;
  • Pós pouso;
  • Corte dos motores;
  • Pós decolagem;
  • Cruzeiro;
  • briefing de aproximação IFR;
  • Pré pouso.

O sucesso da empresa está em um bom gerenciamento dos indicadores, através do check list como por exemplo:

  • Ponto de equilibrio;
  • Custos fixos;
  • Margem de contribuição do produto vendido;
  • Índice de produtividade por setor e funcionário;
  • Índice de eficiência por setor e funcionário;
  • Índice de Não conformidade;
  • Índice de retrabalho;
  • Custo da não conformidade;
  • Custo do retrabalho;
  • Lucro.

O avião e a empresa estão em riscos constantes, um depedendo das condições climáticas e a confiabilidade do equipamento, outro depedendo da estabilidade do mercado e da disposição do consumidor em adquirir. Ambos estão envolvidos em constantes inovações, seja pela prestação do serviço ou produto, seja pela tecnologia em hardware ou software. O mercado está sempre a procura de serviço e produto diferenciado, isto faz com que as companhias áreas estejam sempre inovando em termos de aeronaves modernas e serviços a custos acessíveis. As empresas estão em busca de novos produtos e uma nova gestão estratégica de negócios com abordagem na qualidade, que consiste em:

  • aumentar a satisfação e a confiança dos clientes;
  • aumentar a eficiência e produtividade;
  • reduzir os custos internos;
  • melhorar os processos de modo contínuo;
  • possibilitar acesso mais fácil a novos mercados.

Tanto o avião como a empresa tem um só objetivo, sobreviver. Esta sobrevivência podemos definir como crescimento e desenvolvimento. O crescimento está correlacionado a expansão física, a receita, a lucratividade, o serviço e a produção. O desenvolvimento está correlacionado a qualidade do produto e serviço, a qualificação da mão de obra, o aperfeiçoamento do processo e a maturidade das pessoas para as mudanças.

fonte:

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Porque investir em Qualidade?

As empresas brasileiras gastam 3% do seu faturamento bruto em consertos e reparos, enquanto a média mundial não ultrapassa 0,1%.

Embora ocupe o sétimo lugar entre os maiores produtores mundiais, o parque industrial brasileiro caracteriza-se pela inadequação aos padrões internacionais. Apenas 10% das empresas nacionais produzem de acordo com os níveis de qualidade exigidos no exterior.

Enquanto 90% das empresas brasileiras medem seus refugos e reparos por percentual (parte por 100), as empresas de padrão mundial medem parte por milhão.

Modelos ultrapassados de Gestão, técnicas de produção ineficiente e Planejamento inconsistente da qualidade são apontados como os maiores responsáveis pelas taxas negativas de crescimento registradas hoje no diversos segmentos empresáriais.

Somados, os numeros apresentados pelas empresas traçam um quadro preciso das dificuldades a serem encontradas para ingressar no mercado competitivo. Revelam ainda que há um único caminho para as empresas superarem seu crescimento e desenvolvimento: investír na qualidade.

Como fazer isto?

  • Melhorar o aproveitamento da capacidade instalada.
  • Eliminar desperdícios.
  • Incorporar no dia-a-dia os conceitos da qualidade e produtividade.
  • Investir em recursos humanos.
  • Reduzir tempo e custo das etapas de produção.
  • Definir claramente os processos comerciais, industriais, financeiros e qualidade
  • Definir as responsabilidades e autoridades as pessoas responsáveis pelo processo.
  • Normatizar os procedimentos operacionais e administrativos.
  • Criar metas e tomar ações
  • Medir e controlar resultados

A cada procedimento acima citado é um passo para a qualidade. A dificuldade para realizar estes procedimentos está na capacidade das empresas absorverem as mudanças a serem impostas e as metas à serem atingidas.

Se isso não for dificuldade o sucesso para crescimento e desenvolvimento será inevitável..

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Olhar especial

2011 pode ser um ano especial, muito bom, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso.

Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro.

2011 pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular...ou... Pode ser puro orgulho! Depende de mim, de você!

Pode ser. E que seja!!!Feliz olhar novo!!!

Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar.

O nosso desejo não se realizou? Ótimo, não estava na hora, não deveria ser a melhor coisa para esse momento (me lembro sempre de uma frase que adoro: CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE).

Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.

O que eu desejo para todos nós é sabedoria! E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência!

Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim...

Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passe-o para a categoria 3, a dos amigos. Ou mude de classe, transforme-o em colega. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.

2011 não vai ser diferente. Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?

A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou. Normal.

Quero viver bem!

2010 foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões. Normal.

Às vezes se espera demais das pessoas. Normal.

Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais... mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho?

O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA.

O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.

Feliz Ano Novo

Olá pessoal,

Como é do conhecimento de alguns, em 2010, andei por este Brasil afora capacitando pessoas para o processo de avaliação dos prêmios MPE Brasil (Prêmio de Competitividade para as Micro e Pequenas Empresas) e o PSMN (Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios)

Estive nos estados do Ceará, Amapá, Paraná, Sergipe, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro, e qual não foi a minha surpresa em me deparar com diversos "colegas" motivados e comprometidos com estes processos. Isso me agrada muito e me deixa mais "acessa" para os novos desafios de 2011!

Cada vez mais, as empresas e pessoas estão se adaptando as metodologias de gestão, tais como: MEG, ISO, etc...

Então... que venha o ano novo cheio de positividade! Feliz 2011 para todos!!!