quarta-feira, 25 de março de 2015

12º Reconhecimento Nacional do MPE Brasil

O 12º Reconhecimento Nacional do Prêmio MPE Brasil aconteceu em Brasília, no último dia 25 de março de 2015. Neste ciclo de 2014, mais de 90 mil empresas se inscreveram sendo que 50.918 micro e pequenas empresas apresentaram suas principais qualidades e competências. A dificuldade para os Estados foi escolher 113 empresas premiadas. No final do ano, uma Banca Juízes elegeu apenas 10 empresas vencedoras nacionais com as melhores práticas de gestão. 

O evento contou com a palestra de Zeca de Mello, com o tema: Reaprender a Aprender – Desafios para pessoas e organizações; conhecido como o ex-padre católico na Igreja da Ressurreição, liderou o movimento ecumênico Deus é Dez, e graduou-se em Filosofia e Teologia. Defendeu sua tese de doutorado na Universidade Gregoriana de Roma, sobre a atualidade do pensamento de Santo Agostinho. Trabalhou na PUC-Rio como professor de teologia e cultura religiosa nos programas de graduação e pós-graduação. Coordenou o departamento de Cultura Religiosa, que inclui as disciplinas de Ética profissional. Após deixar o ministério sacerdotal, fez pós-graduação em Administração de Empresas na Coppead/UFRJ, e foi certificado como Coach pela Associação Brasileira de Coaching. Atualmente, trabalha como professor de Ética na sociedade do conhecimento, na pós-graduação em gestão do conhecimento (MBKM – Crie/Coppe/UFRJ) e como professor convidado da Fundação Getúlio Vargas e na Fundação Dom Cabral. 


Em sua palestra, Zeca de Mello focou na empatia como instrumento de conhecimento do cliente, utilizando o mapa da empatia. Falou da beleza da diferença – quem crê diferente, quem tem fé diferente, quem é diferente... “precisamos ter um olhar diferente, não para trocar de religião ou crença, mas para aprender e/ou reaprender”.



Após a palestra, começou o 12º Reconhecimento Nacional às 113 empresas vencedoras estaduais. Houve homenagens aos gestores estaduais do SEBRAE e dos Programas Estaduais. Foram convidados a representar todos os gestores: Roseli Martins da Rosa (RS), Mayara Pessoa (DF), Leda Morgana (AL), Serginho Schauumloeffel (RS). 
Foram homenageados, também, os avaliadores estaduais e nacionais, que doam seu tempo e conhecimento para a melhoria da gestão das MPEs. Foram chamados ao palco os avaliadores: Clarissa Santos Galdino, Edson Luis Machado Linhares e André Luis Torres Santos representando os demais avaliadores voluntários.

Houve pronunciamento do Dr. Jorge Gerdau que enfatizou a importância da liderança no uso da tecnologia e na disseminação do conhecimento.


Palestraram também: 
Jairo Martins (FNQ) que disse que o prêmio é benchmarking para todos os empresários, incluindo os de outros países. E ainda deixou seu recado: líderes governamentais, aprendam com as MPEs, utilizem o MEG como modelo de excelência para o Brasil; 


Claudio Gastal (MBC) que pediu que os empresários presentes multipliquem o MPE Brasil. Atrás disso tudo está nosso Pais e a sociedade brasileira; 


Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho (SEBRAE) fez agradecimento à parceria, gestores, empresários dizendo que eles fazem a diferença no país com o aumento da competitividade, geração de empregos, superação das dificuldades e que o crescimento das empresas sejam os seus sonhos permanentes; e


Guilherme Afif Domingos – Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República que é uma secretaria com status de ministério, disse que a burocracia mata o empresário e que 95% das empresas brasileiras são MPEs.


E o mapa das vencedoras no Brasil foi...
Categorias:
·           Agronegócio - Fazenda São Paulo – MG
·           Comércio - Lojas Paty's – RS
·           EducaçãoColégio Vitória Régia – DF
·           Indústria - Lycos Equipamentos – RS
·           Saúde - Laboratório São Luiz – MG
·           Serviços - Análise e Assessoria Contábil – AL
·           Tecnologia da Informação - Junsoft Sistemas - PR 
·           Turismo - Território do Vinho – MS
Destaque em:
·           Inovação - Apícola Fernão Velho – AL
·           Responsabilidade Social – Cooperativa de Pescadores e Marisqueiros -  BA

Parabéns aos organizadores, coordenadores executivos, gestores do SEBRAE e dos Programas Estaduais, avaliadores e empresários que fizeram deste evento mais um marco histórico do MPE BRASIL!!!