quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Exemplo de Código de Ética

CÓDIGO DE ÉTICA DOS ÍNDIOS NORTE AMERICANOS


1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência. O Grande Espírito o escutará, se você ao menos, falar.
Seja qual for sua crença, uma oração sempre ajuda a limpar a mente e abrir espaço para novas idéias e soluções para os problemas do dia-a-dia. Tire um momento só seu, busque o isolamento e ore. Pode ser até dentro do carro, no percurso de casa ao trabalho.


2. Seja Tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.
Aqui se enquadram estagiários arrogantes, chefes que não valorizam ou não dão os devidos créditos à equipe, retrógrados, toda a fauna de seres corporativos inferiores com os quais convivemos. Tolere-os, dado que estão em todas as empresas, mas mantenha seu foco em seus objetivos e continue crescendo... Tolere e se possível mostre a eles o caminho da evolução.


3. Procure conhecer-se, por si mesmo. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você...
Invista em seu aprimoramento profissional e intelectual, seja auto-crítico e conheça suas limitações para superá-las. Ninguém pode fazer isso por você! Você é o principal responsável pelo seu crescimento e no futuro não poderá culpar ninguém por insucessos. E, falando em ética, não parasite ninguém, que isso é péssimo...


4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.
Todos que entrarem em sua sala, seja um visitante de fora da empresa, seja um funcionário de outro setor ou de outro nível hierárquico, merecem receber atenção e respeito. Mesmo que seja um dos citados no item 2...


5. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não lhe foi dado, não é seu.
Esse preceito não inclui só o óbvio: não roube seus colegas de trabalho nem a empresa... Isso inclui idéias, projetos e produção intelectual alheia. O que não significa que não possa usar adequadamente, se autorizado, dando os devidos créditos sempre. E inclui também não "puxar o tapete" de ninguém...


6. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.
Ou seja, tenha consciência ambiental e preserve a natureza. Nada de jogar copinhos descartáveis pela janela ou bitucas de cigarro no arbusto da entrada. Isto vale mesmo que a natureza ao seu redor se limite ao jarrinho com flores na mesa da secretária.


7. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.
Já viu como é desagradável, no meio de uma apresentação, o celular de alguém tocar ou alguém interromper para fazer gracinhas? Pois é. Se isso é ruim para você, para os outros também... E as brincadeirinhas de imitar o nerd do escritório ou criticar a roupa da funcionária carola agora tem nome: assédio moral.


8. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você.
Provavelmente suas opiniões sobre o corte de cabelo do boy ou a camisa de fulano são completamente dispensáveis. E só contribuem para criar uma imagem mesquinha e venenosa sabe de quem? - VOCÊ! - Depois não diga que não avisei...


9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.
De novo o preceito da tolerância (item 2)... Assim como você ninguém nasceu sabendo e, caso cometa um erro, deverá ser orientado com educação e respeito. E muitas vezes treinamento. - Depois, esqueça aquele erro e dê uma segunda chance para a pessoa fazer o certo e mostrar que aprendeu.
Nota: Isto não significa tolerar erros constantes e reincidentes... Nem a seleção natural perdoa isso!


10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.
Muita coisa deixa a gente chateado no dia-a-dia corporativo. A promoção que não sai, a pressão do chefe, as falhas que não deveríamos ter tido... Mas ficar remoendo isso não leva a nada! Bola prá frente, o que importa é ser resiliente!!!


11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa fàmília terrena!
Vale o mesmo comentário do item 6...


12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam.
Quem são as crianças no mundo corporativo? - Os novos funcionários! - Não há melhor treinamento ou integração que o exemplo dado... E quando esses funcionários amadurecem dentro da estrutura da organização, permita que mostrem e exerçam seus talentos, tendo a possibilidade de crescerem profissionalmente.


13. Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você.
Já vi muitos superiores tratarem os subordinados com ignorância e humilhação. É uma das atitudes mais infames no mundo corporativo e quando essas pessoas que agem assim caem, são poucos os que não lhes viram as costas. Se espera que um dia, quando realmente precisar, os outros sejam solidários a você, seja nobre hoje.


14. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.
Um falso amigo é pior que um inimigo declarado, tanto na vida pessoal quanto na vida corporativa. Se você não gosta de alguém, prefira manter a maior distância possível, não dê liberdade para brincadeiras mas seja educado sempre, fale o essencial e evite expor sua opinião sobre assuntos delicados. Assim, mesmo que não diga claramente que não gosta da pessoa, suas atitudes mostrarão isso sem criar ou permitir atritos.


15. Mantenha-se equilibrado. Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental, seu corpo Emocional, e seu corpo Físico; todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental. Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional.
Mens sana, corpore sano. - Sábio ditado... Medite ou descanse um pouco quando puder (na hora do almoço, por exemplo), leia sempre, faça ginástica laboral. Isso ajuda a eliminar o estresse e te dá mais energia para as batalhas que a rotina trás, que não são poucas!...


16. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.
Esses dias eu recebi uma mensagem com as seguintes palavras: Pense rápido e fale devagar. Estar consciente de suas atitudes e principalmente pensar bem nelas antes de agir nos pouca de muitos dissabores. Evite agir por impulso, para não lamentar depois... Seu sucesso profissional pode depender disso, sabia?


17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido.
É curioso como uma coisa tão insignificante quanto pegarem uma caneta, um grampeador ou um documento em sua mesa, sem autorização, pode incomodar. E correspondências? - Conheço um lugar onde abrem os envelopes antes de entregarem ao destinatário. Acho absurdo! - Mexer nas gavetas da mesa de alguém então, é o cúmulo!


18. Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.
Conhecer seu verdadeiro potencial é o primeiro passo para a melhoria individual. É saber onde está e quanto falta para chegar a um objetivo. Isto fará você crescer profissionalmente e serve de ótimo exemplo a outros. Desta forma, mesmo que não perceba, estará ajudando-os a crescer também, mostrando como se faz!


19. Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.
Sábio conselho que hoje conhecemos como respeito a diversidade. E não só a religiosa, mas a diversidade cultural, sexual, racial... Em todas as esferas da vida convivemos com diferenças que não somos obrigados a aceitar, mas sim a respeitar sempre. Se para mim o colega da mesa ou da sala ao lado me parece estranho por seus hábitos e gostos, preciso saber que os meus também podem ser esquisitos para ele.


20. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.
Não se trata de sair distribuindo dinheiro. No mundo corporativo, dividir conhecimento e habilidades, ajudar com seu talento a quem não tem tanta facilidade em executar algo, é compartilhar sua sorte, seus dons. Tem gente que redige um comunicado melhor, outro domina planilhas, outro é mais organizado. Cada um sempre tem algo a oferecer e ensinar.


CONSELHO INDIGENA INTER-TRIBAL NORTE AMERICANO
Deste conselho participam as tribos: Cherokee Blackfoot, Cherokee, Lumbee Tribe, Comanche, Mohawk, Willow Cree, Plains Cree, Tuscarora, Sicangu Lakota Sioux, Crow (Montana), Northern Cheyenne (Montana).