Vocês já ouviram falar em QUALIDADE? Qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. Diversos fatores como: cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas, influenciam diretamente nesta definição.
O termo Qualidade vem do latim Qualitate, e é utilizado em situações bem distintas. Por exemplo, quando se fala da qualidade de vida das pessoas de um país ou região, quando se fala da qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, quando se fala da qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa.
No que diz respeito aos produtos e/ou serviços vendidos no mercado, há várias definições para qualidade: "conformidade com as exigências dos clientes", "relação custo/benefício", "adequação ao uso", "valor acrescentado, que produtos similares não possuem"; "fazer bem à primeira vez"; "produtos e/ou serviços com efetividade". Enfim, o termo é geralmente empregado para significar "Excelência" de um produto ou serviço.
Freqüentemente nos encontramos diante da palavra “QUALIDADE”, quando vamos a uma loja, a um restaurante, a um hospital ou qualquer estabelecimento comercial, a qualidade esta presente nos produtos e mesmo que inconscientemente exigimos, um grau de “QUALIDADE” nesses mesmos produtos.
Mas será que quando nós estamos do lado oposto, isto é, quando somos fornecedores de produtos ou serviços, praticamos a mesma “QUALIDADE” no fornecimento desses produtos, será que quando executamos nossas tarefas diárias, na empresa, em casa, na escola, no trânsito, a executamos com total “QUALIDADE”.
Então vejamos: você aceita que o Departamento de Recursos Humanos da empresa erre em 10% para menos em seu Hollerit, ou então você permitiria que as enfermeiras dos hospitais deixem cair no chão 10% de todas as crianças nascidas num determinado dia, e que nesse dia sua esposa esteja em trabalho de parto?
Será que praticamos “QUALIDADE” todos os dias? Será que executamos nossas tarefas profissionais na Empresa, com a certeza de que estamos transferindo um produto com “QUALIDADE” para a próxima fase do Processo Produtivo?
Caso nossa resposta seja NÃO, e tenho certeza que será, então nós devemos reavaliar nossos conceitos do que é “QUALIDADE”.
“QUALIDADE É ALGO QUE DESEJAMOS PARA NÓS, MAS ACIMA DE TUDO, É O QUE DEVEMOS PRATICAR TODOS OS DIAS”
(um texto de Aldo Planelles)
Nenhum comentário:
Postar um comentário