Nem bem começou o carnaval e já começaram os planejamentos para o próximo. No início de cada ano já é definido o tema para o seguinte; e nesse meio tempo, a partir do tema principal, os carnavalescos devem escrever todo um processo que guiará a fabricação das fantasias, alegorias e a composição do samba-enredo.
São 365 dias de planejamento e preparação para que tudo ocorra perfeitamente em apenas uma única apresentação.
A classificação no último dia da festa é reflexo da satisfação do público somada aos critérios que são julgados durante toda a apresentação.
São apenas 90 minutos de desfile, um número enorme de sambistas na Ala das Baianas, quase 300 instrumentistas acompanhando o compasso que dita o mestre da bateria. O puxador de samba enredo motiva o público e conduz a passarela. A rainha da bateria embeleza o caminho e transforma a música num encantado passo de samba. Já o mestre-sala e a porta-bandeira são o casal que se destaca num bailado especial levando graciosidade à escola.
O sincronismo entre as pessoas é fundamental, ninguém pode estar adiantado ou atrasado, todos devem estar envolvidos com a coreografia, e o puxador não pode desafinar. São quase 5.000 integrantes de uma mesma escola com um único objetivo: fazer o melhor de cada um para unidos a tornarem uma campeã.
Assim também devemos ser nas empresas: na batida da produção, o empenho de cada um reflete a qualidade que chega ao nosso cliente que é respondida pelo seu grau de satisfação.
Isso nos faz refletir um bocado sobre empenho e motivação, palavras mágicas que definem o sucesso ou não de uma escola de samba... e de todo e qualquer empreendimento!
Qual o papel do Gestor da Qualidade nessa analogia? Um Puxador, aquela pessoa que tem a responsabilidade em deixar o pique da escola no máximo durante todo o desfile, de empolgar os passistas, a platéia e os jurados, contagiando a todos com seu ritmo, sua energia e entusiasmo!
Você pensa que é fácil? - É claro que não!!! Imagina o sujeito cantando por uma hora sem parar, sem desafinar, sem perder a voz e sorridente o tempo todo!...
Uma empresa tem muito que aprender com uma escola de samba: e a primeira lição é criar no seu pessoal o orgulho de fazer parte dela. É esse orgulho que motiva, que incentiva o máximo de empenho e dedicação, que faz com que os passistas (funcionários) se preocupem em fazer tudo certo, o tempo todo. Fazer com Qualidade!
Se você pensa que dinheiro é que motiva, está enganado. As Baianas, a Bateria, os Sambistas, não recebem um tostão para fazer a escola brilhar na avenida! Pelo contrário aliás: investem (e muito) do que ganham nas fantasias e alegorias!
Mas o sucesso da escola é o sucesso deles, e isso nem sempre é real numa empresa... Por isso, puxar o samba enredo da Qualidade pode ser ainda mais difícil, e a Apoteose é tão distante...
Nenhum comentário:
Postar um comentário