terça-feira, 30 de março de 2010

Pontos Fortes e Oportunidades para a Melhoria

Esses são termos muito usados no “Qualitez”, linguagem utilizada pelos especialistas em Qualidade.

Mas o que exatamente eles significam? Até onde podemos apontar os “Pontos Fortes - PF” e sugerir as “Oportunidades para a Melhoria - OM”?

Quando a empresa faz uma auto-avaliação ou se submete à uma avaliação externa através dos Critérios de Excelência preconizados pela Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, existem uns marcadores (antigos requisitos) onde são analisadas as práticas de gestão utilizadas pela empresa e seus resultados.

Quando são encontradas práticas de gestão que respondam as perguntas (marcadores), isso se torna um PF. E quando não, isso é uma OM.

Um PF não significa que a empresa não precise melhorar aquela prática, a melhoria contínua é um dos conceitos da qualidade. Uma OM sugerida pelo avaliador, interno ou externo, deve ser considerada pela empresa. O importante é reunir a equipe, liderança e demais partes interessadas, e analisar esta sugestão.

O auto-diagnóstico de sua empresa é super importante para o conhecimento mais aprofundado dos critérios de excelência, de suas práticas de gestão e possíveis melhorias. Para fazer isso, a FNQ disponibiliza gratuitamente um software de avaliação através do Portal FNQ - www.fnq.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário