segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Lições muito Simples

(Professor Fábio de Biazzi)

Comportamento Organizacional - INSPER-IBMEC São Paulo

Observações e Sugestões extraídas da obra de Richard A. Moran:

"Never confuse a meo with reality and other business lessons too simple not to know"

  • Sempre saiba quem é o seu cliente, não importa qual o seu trabalho;
  • Trate a todos na organização com respeito e dignidade, seja o pessoal da limpeza ou o presidente;
  • Nunca baixe a guarda próximo a superiores;
  • Simplifique, não complique (especialmente processos, procedimentos e políticas);
  • Nunca leve um problema para o seu chefe sem uma solução. Você é pago para pensar, não para se lamentar;
  • Saiba que sapatos usar e mantenha-os em muito bom estado;
  • Não prometa o que você não pode entregar;
  • Nunca perca prazos, nunca;
  • Não chegue atrasado em reuniões. Caso esteja atrasado, não faça um grande escândalo, apenas peça desculpas;
  • Quando esperar por uma reunião ou alguém, não fique sentado;
  • Quando ouvir a palavra reestruturação, prepare seu resumé;
  • Faça alguma coisa boa rapidamente em seu novo emprego;
  • Lembre-se que o propósito do negócio é fazer e vender coisas. Quanto mais próximo você estiver dessas atividades melhor;
  • Participe das festas da empresa;
  • Não fique bêbado nas festas da empresa;
  • Retorne suas chamadas em 24 horas. Nunca deixe qualquer uma sem resposta;
  • Desenvolva uma alta tolerância para a ambiguidade, você será mais feliz;
  • Guarde escova e pasta de dente na sua gaveta e use-as após o almoço;
  • Relacionamentos mudam. Aqueles que foram seus aliados um dia podem se transformar em seus inimigos. Perceba quem é quem.
  • Mantenha sua mesa limpa, você pensará melhor;
  • Não ganhe uma reputação de ser um carreirista ou político. ganhe uma reputação de fazer o que é certo;
  • Longas horas não significam nada: o que contam são os resultados, não os esforços;
  • Aprenda a definição de outsourcing e descubra se você ou sua área não são um possível alvo;
  • Nunca diga em sua vida, "isto não é minha tarefa";
  • Se você está em um trabalho em grupo, tenha certeza que pode confiar no todo mundo antes de dizer o que pensa;
  • Não beba no almoço, a menos que você não pretenda retornar ao trabalho;
  • Se você não sabe uma resposta, apenas admita que não sabe;
  • Uma pessoa que passa todo o seu tempo no seu trabalho não é um trabalhador esforçado, mas apenas um chato;
  • Se você está preocupado com seu emprego, você provavelmente deveria ficar;
  • Se todos estão dizendo para você se preocupar com seu emprego, você provavelmente deveria se preocupar;
  • Reconheça a contribuição dos outros e retorne em dobro;
  • Ser bom é importante, ser confiável é essencial;
  • Sempre consiga um título e salários suficientemente bons quando for para uma nova empresa: promessas são sempre exageradas;
  • Nunca vá a mais de 2 reuniões por dia, ou você nunca irá conseguir fazer nada;
  • Suas recomendações finais nuca devem ser uma surpresa para o cliente, para o grupo de trabalho e principalmente para o seu chefe;
  • Nunca corrija um colega na frente de cliente ou qualquer um;
  • Nunca seja o último a sair de uma empresa que vai ladeira abaixo: seu valor de mercado cai a cada dia a mais que você fica;
  • Coopere com os consultores: as dicas deles podem mudar a sua vida;
  • Não namore ou tenha casos com colegas de trabalho;
  • Não diga às pessoas que as ideias delas são ruins, a menos que você tenha uma melhor;
  • Nunca subestime a capacidade das pessoas de interpretarem de forma estranha aquilo que você escreve, diz ou faz;
  • Você nunca vai se arrepender em passar tempo demais com suas crianças;
  • Credibilidade é tão importante quanto competência e mais importante que afinidade;
  • As pessoas mais bem sucedidas nos negócios são também as mais interessantes;
  • Permaneça em um projeto ou emprego o bastante para aprender e fazer uma contribuição significativa;
  • Avaliação de desempenho é algo que acontece todo dia;
  • Esforce-se para ser conhecido como: quem faz acontecer, quem desenvolve as pessoas, quem toma decisões;
  • Estar no lugar certo na hora certa nunca é um acidente;
  • Nunca peça desculpas por uma ideia que não fincionou, mas sempre admita um erro;
  • Seja leal a sua carreira, seus interesse e a você mesmo (seus valores).

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