No avião os controles tem que estar sempre a disposição em qualquer hora que for necessário, com a funcionalidade confiável e no tempo hábil. O mesmo ocorre com a empresa.
A função do comandante do avião e de sua tripulação é seguir regras rígidas de procedimentos para que os objetivos definidos sejam atendidos sem nenhuma anormalidade, ou seja, o passageiro chegue ao destino são e salvo.
A função do dirigente da empresa e de seus funcionários é seguir regras rígidas de procedimentos para que os objetivos definidos sejam atendidos sem nenhuma anormalidade, ou seja, o cliente receba seu produto na data e em conformidade acordada.
O Comandante tem a sua disposição o painel de controle com todos os indicadores para controlar e tomar as decisões que melhor lhe convém. O Dirigente tem a sua disposição um sistema de gestão com todos os indicadores para controlar e tomar as decisões que melhor lhe convém. Tanto o painel de controle quanto o sistema gestão, são indicadores desde que sejam alimentados de informações.
O sucesso do vôo está em uma boa checagem dos indicadores, através do check list como por exemplo:
- Pré partida;
- Partida dos motores;
- Pré taxi;
- Pré decolagem;
- Pós pouso;
- Corte dos motores;
- Pós decolagem;
- Cruzeiro;
- briefing de aproximação IFR;
- Pré pouso.
O sucesso da empresa está em um bom gerenciamento dos indicadores, através do check list como por exemplo:
- Ponto de equilibrio;
- Custos fixos;
- Margem de contribuição do produto vendido;
- Índice de produtividade por setor e funcionário;
- Índice de eficiência por setor e funcionário;
- Índice de Não conformidade;
- Índice de retrabalho;
- Custo da não conformidade;
- Custo do retrabalho;
- Lucro.
O avião e a empresa estão em riscos constantes, um depedendo das condições climáticas e a confiabilidade do equipamento, outro depedendo da estabilidade do mercado e da disposição do consumidor em adquirir. Ambos estão envolvidos em constantes inovações, seja pela prestação do serviço ou produto, seja pela tecnologia em hardware ou software. O mercado está sempre a procura de serviço e produto diferenciado, isto faz com que as companhias áreas estejam sempre inovando em termos de aeronaves modernas e serviços a custos acessíveis. As empresas estão em busca de novos produtos e uma nova gestão estratégica de negócios com abordagem na qualidade, que consiste em:
- aumentar a satisfação e a confiança dos clientes;
- aumentar a eficiência e produtividade;
- reduzir os custos internos;
- melhorar os processos de modo contínuo;
- possibilitar acesso mais fácil a novos mercados.
Tanto o avião como a empresa tem um só objetivo, sobreviver. Esta sobrevivência podemos definir como crescimento e desenvolvimento. O crescimento está correlacionado a expansão física, a receita, a lucratividade, o serviço e a produção. O desenvolvimento está correlacionado a qualidade do produto e serviço, a qualificação da mão de obra, o aperfeiçoamento do processo e a maturidade das pessoas para as mudanças.
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário