terça-feira, 6 de abril de 2010

Empreendedorismo, gestão e responsabilidade social são destaques entre os vencedores do Prêmio MPE Brasil.

Micro e pequenas empresas de TO, PR, RJ, BA, PE, RS e RN foram premiadas nacionais do MPE Brasil - Ciclo 2009.

O esporte pontuou a entrega do MPE Brasil Ciclo 2009. As performances de atletas de arco e flecha, futebol, basquete e ciclismo, que se apresentaram interagindo com imagens exibidas em um telão, surpreenderam e emocionaram a platéia. As mensagens de perseverança, estratégia, flexibilidade e vontade de conquistar os objetivos traduziram o espírito dos empresários vencedores e dos homenageados. A cerimônia aconteceu na noite de terça-feira (23/03), na capital do país, no Brasília Alvorada Hotel.

O prêmio é uma iniciativa conjunta da Gerdau, do Sebrae, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC). O objetivo principal dos parceiros é reconhecer empresas que contam com sistemas de gestão organizacional estruturados, atuam com destaque em responsabilidade social, programas de gestão de pessoas e processos reconhecidos e resultados coerentes com as estratégias definidas. Pelo sétimo ano consecutivo, o MPE Brasil promove a melhoria da gestão das micro e pequenas empresas, estimulando o aumento da produtividade e da competitividade.

Foram premiadas nove micro e pequenas empresas dos Estados de Tocantins, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia (2), Pernambuco, Rio Grande do Sul (2) e Rio Grande do Norte.

As MPEs premiadas foram:
  • Agronegócio - Araguaína/TO - Fazenda Vale do Boi
  • Comércio - Maringá/PR - Patrimonium
  • Indústria - Duque de Caxias/RJ - ICQL Química
  • Educação - Eunápolis/BA - Escola Kennedy
  • Saúde - Arcoverde/PE - Simpharma
  • Tecnologia da Informação - Santa Maria/RS - Omega Tecnologia
  • Turismo - Lençóis/BA - Canto das Águas Hotel
  • Serviços - Natal/RN - Aprimor Consultoria em Gestão Organizacional
  • Destaque: Responsabilidade Social - Viamão/RS - Quinta da Estância Grande

Mais de 57 mil micro e pequenas empresas de 26 Estados e Distrito Federal concorreram ao prêmio – 151 delas venceram as etapas estaduais e, dessas, 37 foram selecionadas pela Comissão Técnica Nacional para a etapa nacional. Todas as selecionadas foram visitadas por avaliadores voluntários do prêmio, sendo avaliados diversos aspectos da gestão da empresa com base nos critérios preconizados no Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ): liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.


As empresas vencedoras foram definidas por uma Banca de Juízes especialmente montada para essa fase, formada pelo empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração da Gerdau e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Gastal e Élcio de Lucca, representantes do MBC, Paulo Tarciso Okamotto, diretor presidente do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, do Sebrae, e Ricardo Corrêa, da FNQ.

Próxima edição
A expectativa é que a próxima edição do MPE Brasil registre aproximadamente 75 mil inscrições e que expresse pelo menos 1% do registro de MPE’s em cada estado. Essa decisão do Comitê Técnico do Prêmio é para ampliar o número de empreendimentos comprometidos com a qualidade.


Criado em 2004, o prêmio é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC)), Sebrae Nacional, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade, com patrocínio do Governo Federal, Grupo Gerdau, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Votorantim e apoio da construtora Odebrecht.

Fonte: ASN e Instituto GERDAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário