quinta-feira, 22 de abril de 2010

Matriz Swot ou Fofa

SWOT = Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats
FOFA = Forças e Fraquezas do ambiente interno e Oportunidades e Ameaças do ambiente externo



Planejamento:
Inicialmente, o planejamento era considerado uma atividade que permitia o controle sobre a alocação de recursos financeiros, com vistas ao alcance dos objetivos das empresas.
A necessidade de enfrentar ambientes externos cada vez mais turbulentos, levou as empresas a “importarem” os conceitos estratégicos, há longo tempo utilizados pelos militares, para utilização na gestão empresarial.
Em grego: stratós ou stratiá (exército) e strategia (arte do general de comandar)

Planejamento: Estratégia, Tática e Operacional
Visão Militar: Campanha, Batalha e Combate

Planejamento é um processo intuitivo ou estruturado que visa especular sobre o futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente
Planejamento estratégico é uma atividade permanente e contínua, que se desenvolve de modo ordenado e racional; sistematizando um processo de tomada de decisões, com vista ao alcance de objetivos que permitirão otimizar a futura posição da instituição, a despeito de mudanças aleatórias ou organizadas no meio ambiente futuro
Processo de se coordenar no tempo, recursos, esforços e energias, no sentido de concretizar providências para alcance de um objetivo futuro.

Estratégia - é o modo pelo qual uma organização procura alcançar sua visão e missão
· Uma série de metas/ objetivos
· Um método que envolve pessoas, recursos e processos.
De acordo com Michael Porter, a estratégia é definida por:
· Um posicionamento único da empresa
· Opções e escolhas vis-à-vis a concorrência
· Proposta de valor e iniciativas
A estratégia especifica o que a empresa faz e o que não faz.
A essência da estratégia consiste em escolher desempenhar determinadas atividades de uma forma diferente que os concorrentes, fornecendo um pacote de valor que é único.
O posicionamento estratégico pode ocorrer tendo como fonte os seguintes aspectos ou em sua combinação:
· Variedade: quando focalizado em determinado tipo de produto
· Necessidade: visando atingir um determinado segmento de clientes como alvo
· Acesso: quando há uma configuração específica de atividades para acessar determinado segmento de clientes
A escolha de um posicionamento estratégico, por si só, não garante vantagem sustentável.
O posicionamento favorável favorece a imitação por parte dos competidores, segundo:
· um reposicionar-se em busca de desempenho superior;
· assentar-se sobre a situação atual buscando combinar os benefícios do posicionamento favorável (enxertos).
Os trade-offs são essenciais à estratégia, criando a necessidade de escolhas e propositalmente limitando o que a organização tem a oferecer, além de protegê-la da imitação.

A matriz SWOT é um estudo que se faz nas empresas para identificar fatores internos e externos que atuam sobre elas, apontando suas oportunidades que poderão ser desenvolvidas em potencial. Como análise da matriz SWOT, podemos identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. As forças podem ser consideradas como os recursos disponíveis. As franquezas podem ser também recursos não administrados e todas as falhas que não levem ao aperfeiçoamento em um determinado segmento. As oportunidades compreendem tudo que propicie que venha a somar na estrutura, na qualidade e crescimento da empresa, enquanto as ameaças podem ser compreendidas como tudo o que leve perigo para alcançar as metas e objetivos da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário